domingo, 12 de janeiro de 2014

Batman Ano Um




Após a maxi-série "Crise nas Infinitas Terras" (12 edições), a DC Comics "zerou" sua cronologia e atualizou as origens de alguns de seus mais famosos personagens. O Super-Homem foi entregue a John Byrne, a Mulher-Maravilha ficou nas mãos de George Pérez e a responsabilidade pela atualização do Batman ficou a cargo de Frank Miller. Ele escreveu a mini-série "Batman: Ano Um", dando à origem do Cavaleiro das Trevas um tom mais sombrio e incluiu alguns elementos na mitologia do personagem: além de presenciar o assassinato dos seus pais no Beco do Crime, ele também é inspirado por um acontecimento que ocorreu antes da morte dos seus pais, quando caiu em um buraco nos jardins da Mansão Wayne e se assustou com centenas de morcegos que voaram assustados com sua presença (passagem incluída no filme "Batman Begins"). Quando adulto, volta para Gotham, mas ainda "falta algo". Numa tentativa de "conhecer o inimigo", se disfarça e vai pra rua fazer um reconhecimento, porém é esfaqueado pelos bandidos e baleado pela polícia. Quando foge e volta para a mansão, pede um sinal para o pai, pois não aguenta mais esperar, então um morcego atravessa a janela da mansão e pousa sobre o busto de seu pai. Nesse momento, ele entende que deve se tornar um morcego. Roteiro: Frank Miller, Arte: David Mazzucchelli, Cores: Richmond Lewis


Quadrinhos
 
Essa história já foi publicada algumas vezes no Brasil, tanto em formatinho quando no formato americano, capa cartonada e capa dura, Editora Abril e Panini Comics.


 
#404 a #407 – fevereiro a maio de 1987, nos EUA.


 
Revista Batman (formatinho) da Editora Abril #1 a #4 (1987).

Encadernados da Editora Abril (1989 e 2002). 
 

 

Encadernados da Panini Comics: Grandes Clássicos DC Vol. 1 (2005) e Capa Dura (2011).


Opinião: Gosto muito dessa história. Na verdade, é minha 2ª preferida (a 1ª é o Cavaleiro das Trevas). Os desenhos estão bons, sem exageros anatômicos. A história/narrativa também estão coesas (sem apelar pra "solução Batman" - onde ele resolve tudo/sabe tudo, porque é o Batman).



Desenho



O DVD com o desenho foi lançado quase simultaneamente nos EUA e aqui no Brasil. Tem 64 min de duração. O DVD brasileiro - assim como no americano - vem com um curta (15 min) da Mulher Gato (conhecido como DC Showcase). As principais vozes (no original) são: Bruce Wayne / Batman - Ben McKenzie (do Seriado O.C.), Jim Gordon - Bryan Cranston (dos seriados Malcolm e Breaking Bad), Selina Kyle / Mulher Gato - Eliza Dushku (dos seriados Buffy e Dollhouse). 


Opinião: Algumas coisas foram alteradas dos quadrinhos para o desenho, como a diminuição da violência (ainda tem, mas foi reduzida), por exemplo: nos quadrinhos, quando o Batman faz uma "visita" ao bandido Skeevers, ele está cheirando uma "carreira". No desenho, ele está contando dinheiro. Ou quando o Bruce Wayne é baleado pela polícia, nos quadrinhos ele é levado pelos policiais num furgão. No desenho é uma viatura. Quando o Gordon vai questionar o Harvey Dent se ele é o Batman, nos quadrinhos o Batman está escondido embaixo da mesa. No desenho está do lado de fora da janela. E etc. Os traços foram atenuados, ficando bem diferentes dos desenhos do David Mazzucchelli. Mas nem por isso o desenho é ruim. Muito pelo contrário, achei um dos melhores que a DC já lançou.


Brinquedos / Colecionáveis

Foi lançada uma versão do Blu-Ray (exclusiva da loja Best Buy nos EUA) com uma miniatura da Mulher Gato, compatível com o tamanho dos DC Universe Infinite Heroes (3,75"). Obs: a miniatura tem o visual da personagem no curta da presente no Blu-Ray, e não com o visual dela no desenho do Batman: Ano Um.



A DC Direct lançou uma estátua (maquette) do Batman baseada no desenho.



Porém prefiro a estátua lançada na série "Batman Black & White" (também da DC Direct), baseada no traço do David Mazzucchelli dos quadrinhos do Batman Ano Um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário