domingo, 23 de março de 2014

The Dark Knight Returns




Quadrinhos

Essa história (no Brasil chamada de "Cavaleiro das Trevas - O Retorno do Morcego") foi lançada em 1986 nos EUA, e já foi publicada algumas vezes no Brasil:

Duas minisséries em quatro edições lançadas em 1987 e 1997, e uma minissérie em duas edições lançada em 2002, pela Editora Abril.




Duas edições encadernadas lançadas em 1987 e 1989, ainda pela Editora Abril, dois encadernados de luxo "Edição Definitiva" (capa cartonada e capa dura) em 2007 e a 2ª edição do encadernado (capa dura) em setembro/2011, baseados na edição "Absolute" americana, lançados no início de 2007 pela Panini com mais de 500 páginas (pois também vêm com o Cavaleiro das Trevas 2 e vários extras).



Conta com roteiro e arte de Frank Miller e cores de Lynn Varley.


A história nos mostra um Bruce Wayne que "pendurou" o manto do Morcego há dez anos, porém é assombrado pelas lembranças de quando lutava contra o crime, enquanto Gotham City está numa crescente onda de crimes, gerada principalmente pelas gangues mutantes. Bruce decide volta à ativa, mesmo com mais de 50 anos. A cobertura da TV serve como um narrador para a história (recurso usado mais tarde por Todd McFarlane nas revistas do Spawn), mostrando como um mito urbano pode ganhar força e defensores, assim como opositores. Por causa desses extensos debates na TV que o Coringa, que estava internado numa instituição em estado catatônico, ressurge. Há o surgimento de um novo (ou nova) Robin, a aposentadoria do Comissário Gordon, a luta (e a revanche) do Batman com o líder da gangue mutante - que se autoproclamam filhos de Batman após a vitória. Os heróis estão proibidos de agir em público, então só o Superman permanece na ativa, porém fora da vista pública, e quando Batman quebra essa lei, mandam o homem de aço atrás do homem morcego. O combate final se dá no beco do crime, local onde os pais de Bruce foram assassinados.

Imagens da minissérie.

O Bat-Tank!!!


Desenho

A história é bem parecida com a dos quadrinhos (algumas partes foram cortadas ou tiveram a violência diminuída), porém achei a adaptação muito boa. Detalhe: Na versão americana, quem dubla o Batman / Bruce Wayne é o Peter Weller (Robocop, 1987) e aqui no Brasil foi o Márcio Seixas, o mesmo dublador do desenho “Batman, A Série Animada” - sem contar que ele também dubla o Clint Eastwood, então foi como “ver” o Clint Eastwood como um Batman velhão (o sonho de 9 a cada 10 batmaníacos).

Lá fora (EUA) o desenho saiu em 2 partes (DVD e Blu-Ray) e depois foram 
reunidos numa edição especial (em Blu-Ray) com as duas partes.

 Aqui no Brasil, só saíram as duas partes em DVD.



Brinquedos - DC Direct

A série de figuras baseada nos quadrinhos foi lançada em 2004 nos EUA pela DC Direct e conta com quatro figuras: Batman, Robin, Superman e Coringa (Joker).

Set completo, com base que monta o cenário do beco do crime.

Base: todas as figuras possuem a mesma base quadrada (imitando calçada), exceto a Robin, que é a esquina da calçada e possui um poste de luz. Detalhe: a lâmpada do poste é feita de um material luminescente (absorve luminosidade e brilha no escuro).

Embalagem: é do tipo caixa, feita em papelão com a frente transparente. Nas laterais, possui uma foto grande da figura que vem dentro de um lado e uma foto do set montado do outro lado, e no verso possui foto com detalhes dos personagens da série inteira.

Frente, laterais e verso da embalagem.


Batman: Possui quase 6.5" de altura.


Pontos de articulação: pescoço (rotativo), ombro (rotativo), cotovelo (articulado), luva (rotativo), perna (rotativa), joelho (articulado).

Acessórios: Batarang com corda.




Joker: Possui 7.0" de altura.


Pontos de articulação: pescoço (rotativo), ombro (rotativo), pulso (rotativo).

Acessórios: Duas pistolas e boneco.





Robin: Possui quase 5" de altura.


Pontos de articulação: pescoço (rotativo), ombro (rotativo), luva (rotativo), perna (rotativo).

Acessórios: Estilingue e base diferente dos outros (como descrito lá em cima).




Superman: Possui quase 7.5" de altura.


Pontos de articulação: pescoço (rotativo), ombro (rotativo), cotovelo (articulado), perna (rotativa), joelho (articulado).

Acessórios: Capacete esmagado da bat-armadura e flecha de Kryptonita.




Em maio/2009 a DC Direct lançou o The Dark Knight Returns Collector Set, que vem com um Batman e um Coringa repintados, além da reimpressão do #1 da minissérie.


E em dezembro/2012 a DC Direct lançou o The Dark Knight Returns Action Figure 4-Pack, com as 4 figuras (bases e acessórios) repintados.



Brinquedos - Mattel

A Mattel também aproveitou o lançamento do desenho e lançou uma figura de 6” na série Batman Unlimited.



Brinquedos - Medicom

A Medicom também lançou sua versão de 12” na série Real Action Heroes.



Brinquedos - Play Arts Kay

A Play Arts Kay lançou o equivalente ao skin do Batman baseado no Dark Knight Returns do game “Batman Arkham City”.



Brinquedos - Kotobukiya

A Kotobubiya também nos brindou com algumas estátuas maravilhosas em vinil.





Brinquedos - Eaglemoss

Por último, a Eaglemoss está lançando (por enquanto, lá fora) uma série de batmóveis escala 1/43 chamada “Batman Automobilia”, onde cada veículo vem num case de acrílico e com uma revista sobre ele. O Especial #2 é exatamente sobre o Bat-Tanque!


Case com cenário e revista.


Pra fechar este artigo, uma foto do Bruce praticando seu esporte semanal: espancar o Clark! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário